Em agradecimento as chuvas, fiéis católicos de Mandacaru e Lagoa do Mandu realizam procissão, comunidades da zona rural de Baixa Grande
Em agradecimento as chuvas que trouxe alivio aos moradores e aos animais que sofriam pela falta de comida e água, moradores do Mandacaru, comunidade distante 31km da sede de Baixa Grande, realizara na tarde de sábado, 24 de fevereiro de 2024, uma procissão até a capela do São José, localizada na comunidade de Lagoa do Mandu.
Reportagem em Vídeo
A procissão, é o pagamento de promessa feita por Mathias Soares, o jovem “roubou” o menino Jesus de São José e levou para ficar na Igreja de Mandacaru, roubar o Menino Jesus de São José, era tradição na comunidade, o ato ocorriam quando faltava a chuvas, eles acreditam que retirando o Menino Jesus de São José o mesmo sente falta e manda as chuvas em troca da devolução de seu filho adotivo.
No percurso de 8km, eles contemplavam as pastagens verdes, poças de águas, gados feliz pelas comida e muitos aguadas cheias, a exemplo da presa de Catianim, maior presa da região, e foi exatamente, em frente a presa de Catianim que ocorreu o encontro de fiéis as duas comunidades e lá também o menino Jesus foi devolvido a São José.
De lá seguira em procissão até a Capela de José, louvando e soltando foguetes, agradecendo pelas chuvas. Ao chegar, todos foram recepcionado com lanches e celebraram a missa de agradecimento, a missa foi celebrada pelo Padre Fred Fulgurado.
Fotos após o vídeo
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA