Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baixa Grande celebra 40 anos de Uma História de Luta e Resistência
Fundado em 18 de fevereiro de 1984, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Baixa Grande, realizou na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, um evento comemorativo pelos seus 40 anos de existência em Baixa Grande.
A comemoração foi no salão do sindicato, e cotou com música ao vivo, apresentação da atual diretoria, e fala de ex-diretores, que relembraram as lutas e vitória neste 40 anos do STTR Baixa Grande.
Reportagem em Vídeo
A aposentada Laura Macedo é sócia do Sindicato desde 1991, disse sentir bem vindo ao Sindicato, pretende continuar sócia até o último dia de vida, “eu não cuspo no prato que como, o que me fazem de bem, eu lembro até o resto de minha vida”. Além de Laura, vários sócios também testemunharam a grande importância que o Sindicato vem dando à categoria.
Sócios do Sindicato vindo de várias comunidade de Baixa Grande lotaram o salão para o evento de aniversário, o evento contou também com participação de diretores de sindicato rurais de outros municípios, e a presença de Renilda Santos, Secretária de Mulher na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura – FETAG Bahia.
Para Helena Rita, atual presidente do Sindicato, comemorar 40 anos de exigência, é motivo de honra, podendo celebrar as lutas e conquistas durantes 4 décadas.
O Poeta Josias Santos, declamou uma poema que narra a trajetória dos 40 anos de luta e resistência dos Agricultores e agriculturas por meio do Sindicato de Baixa Grande.
O sindicato foi criado por incentivo da Igreja Católica, na época, o saudoso Padre Thiago, em comemoração os 40 anos, foi convidado Padre Fred Figueiredo, atual pároco da paroquia de Baixa Grande, Fred agradeceu a entidade por trazer a memória de contribuição de vários Padres que passaram por Baixa Grande.
Da cidade de Ruy Barbosa, o cantor Weber Santana, foi o responsável pela parte musical da comemoração, e cantou diversas canções que relembrou as lutas e residência do Sindicato.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA