Fazendo parte dos editais financiados pela Lei Aldir Blanc, o artesão de Baixa Grande, Marcos Silva Reis, realizou nesta sexta-feira, 27 de dezembro de 2024, mais uma exposição de suas artes. O artesão já realiza exposição a mais de 10 anos, desta vez através do incentivo da Aldir Blanc, a lei nacional, foi criada para apoiar o setor cultural durante a pandemia, oferecendo subsídios a trabalhadores e espaços culturais.
Em baixo de um toldo, Marcos expos várias artes, mine casa de farinha, trabalhadores em diversos cotidiano que mercaram a história de cidades do interior, como a preparação manual e artesanal de madeiras para a construção de casas entre outras artes.
O aposentado Dorico Martins ficou muito feliz em ver as artes de Marcos, “só assim podemos rever a nossa história”. Além das artes, a exposição contou com forró de sanfona dos 8 baixos, zabumba e triângulo.
Reportagem em Vídeo
Jaqueline Conceição, diz que gosta muito de ver as ates de Marcos e também costa do forró. Este é o segundo edital que o artesão vence, sendo o primeiro pela Lei Paulo Gustavo, e desta vez pela Aldir Blanc, por ter pouca escolaridade, ele conta com apoio de outros agentes culturas que lhe auxiliar na elaboração dos editais e a execução do mesmo.
Em Baixa Grande foram 37 projetos contemplados, a execução, iniciaram no início de dezembro e deve ser concluído no 1º trimestre de 2025.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA