A CaturebaTV lança documentário sobre a vida e missão de Nane Lê a Bíblia, Um profeta dos séculos XX e XXI

A CaturebaTV lança documentário sobre a vida e missão de Nane Lê a Bíblia, Um profeta dos séculos XX e XXI

Lê a Bíblia!  Frase usada há 40 anos por um pregador por nome de Ananias Lima Brito conhecido como “Nani ou Lei a Bíblia”.

Nascido em 1940, em Gentil Paulista, região do Tabuleiro, povoado distante 08 km da sede de Baixa Grande – BA, casado, pai de 5 filhos, Nane já percorreu todas as capitais do Brasil, e várias cidades por este pais, reconhecido por milhares de pessoas por onde passa, porem pouco se sabe de sua historio.

A CaturebaTV, foi em busca Nane e sua Esposa, e ouviu deles mesmos toda a trajetória de vida, assista.

No Velho testamento, em uma época com escassez profética, Deus falou por meio de uma Jumenta. Quando Cristo, filho de Deus veio a terra, afirmou, se calarmos, as pedras clamarão, falar por meio de animais ou até por pedras, quem explica Deus? Existem Teologia pra explicar Deus? há quem explica a maneira de Deus se revelar aos seus e até aos gentios? O que outros líderes religiosos de Baixa Grande tem a dizer sobre a espiritualidade Nani.

Biografia de Nane e sua esposa Jaci

Nascido em 1940, na Fazenda Paulista, região do Tabuleiro, Povoado de Baixa Grande – BA, de uma família de 20 filhos sendo de um pai e duas esposas, Ananias Lima Brito conhecido por Nani, criou o desejo de seguir o Pai, ter várias esposas. Em sua adolescência, dedicou na formação de um time de futebol, seu grande desejo era ter um caminhão.

De mãe bem católica, Nane criou uma padaria e colocou o nome Senhor do Bomfim, além da padaria Nane adquiriu duas fazenda, uma em Baixa Grande na região do Tabuleiro e outra em Ipirá.

Antes do seu casamento, tonou pai de uma menina, sendo sua primeira filha, hoje a mesma reside em Tabuleiro. Nane desejou casar e ficou noivo de uma moça em Baixa Grande, com alguma divergência, procurou uma mulher que atuava com Tarô (Cartas e Búzios) de adivinhação, a mesma após consultar os Búzios, pediu que ele terminasse o noivado, que a esposa prometida não seria de Baixa Grande, e sim viriam de outro município.

Biografia da Esposa de Nane, Jaci Almeida Brito

Nascia em Jiquié, Jaci, com apenas 1 (um) ano de idade foi adotada por uma família em Mairi, esta família registrou com filha e cuidou, dando educação e caráter familiar.

Com 13 a 14 anos de idade, acompanhada de uma tia, veio fazer traimento dentário com o dentista Joel, em Baixa Grande, isto na década de 70, aqui conheceu Maria Helena, na época, também adolescente, Maria Helena, veio a casar com Ubirami (Mimi), tornando uns dos melhores amigos de Nane, Maria Helena faleceu em 22 de novembro de 2017.

O encontro de Jaci com Maria Helena, formou uma nova amizade, a noite a saíram para conhecer a cidade, foram lanchar na Padaria e Lanchonete Bom Jesus, localizada na esquina da Rua David Saback com a Avenida Dois de Julho, atual Avenida Heraldo Miranda, onde hoje funciona a Leidi Calçado.

A padaria pertencia a Ananias (Nane), conhecido popularmente por Nane, foi Maria Helena que apresentou Jaci a Nane, o mesmo vendo que se tratava de uma moça de outra cidade, iniciou um diálogo que durou alguns anos para iniciar o namoro que durou anos para o casamento.

Casou e morou em uma casa que ele mesmo construiu, na atual Praça Joel Presidio, a padaria funciona em um salão alugado. Morou na sede de Baixa Grande por 3 anos, após levar um grande prejuízo pelas vendas de biscoitos, vendeu a casa e foi morar no Tabuleiro, povoado distante 8km da sede do município de Baixa Grande – BA, lá montou uma olaria (Fábrica de telhas e tijolos) e dedicou a criança de gados.

Após várias enfermidades, Nane procurou recurso em vários meios da medicina e religioso, até mesmo fazendo conselho no Mosteiro de Jequitibá em Mundo Novo. Um casal de ambulante, Cícero e esposa, comercializava Joias e Roupas, Cícero também atuava como Pastor da cidade de Piritiba, viu a tristeza em Nane e perguntou a ele se não queria ser feliz? E essa felicidade vinha através do aceitar Jesus.

Após decisão em Tabuleiro, veio até a sede do município, na época, a Assembleia de Deus era administrada pelo Pastor Crispim, em sua primeira visita a igreja, ficou 100% curados das enfermidades e no mesmo dia saiu pelas ruas da cidade evangelizando.

Nane foi batizado no Tanque da Nação, local onde hoje localiza o Terminal Rodoviário. Na época Nane tinha duas Fazendas e uma Olaria que construiu telas e tijolos. A Fazenda em Ipirá com 500 tarefas de terra, tinha alguns problemas judiciais, terra de herdeiros, daí Nane sentiu a necessidade de desfazer da mesma e vendeu por 200 mil, recebendo no ato 90 mil e ficando 110 mil com prazo de um ano.

Em um ano de uma grande trovoada, teve um grande prejuízos, a enxurradas destruiu a olaria e todos os materiais que estava na mesma, sendo que já havia recebido 50% do valor dos materiais.

Após o prejuízo com a olaria, vendeu os gados, devolveu os dinheiros e teve a visão de realizar uma missão evangelística em Belém do Parar e ficou lá por um período de 22 dias, ao retornar tentou vender as fazendo e ir embora, com um período de estiagem não conseguiu vender, iniciou os trabalhos em Tabuleiro, isto em sua casa, aos domingos vinha juntamente com os novos convertidos, congregar na sede do município, percorrendo 16km a pé de ida e volta ao povoado.

Após um ano, foi em busca dos 110 mil pela venda fazenda em Ipirá, e recebeu apenas uma brasília amarela, este carro serviu para conduzir os membros para congregar na sede, e conduzir obreiros e pastores em missões em outros povoados e encontro pastorais em Feira de Santana.

Um certo dia Nane, sentiu de Deus que deveria vender os gados e fazenda e dedicar a Obra de Deus, vendeu tudo, apurando 16 mil reais, passou a morar em Umbuzeiro, povoado de Mundo Novo, neste período, o Plano real consumiu boa parte do dinheiro que estava o banco, e ele por decisão, retirou todo o restante e deu em alimentos aos pobres.

Após 1 ano em Angico, foi para Várzea do Poço, e lá realizou trabalhos de evangelístico por um período de 1 ano, quando esteve a visão de sair evangelizado em todos os estados Nordeste, isto no final dos anos 80, e assim foi feito, percorrendo 3 capitais do nordeste e alguns municípios por um período de 22 dias, nesta primeira missão, viram a presença de Deus e diversos aspectos, principalmente, devido a não exigência de documentos na compra da passagens, uma vez que esqueceram em Várzea do Poço.

Na época da missão para o Nordeste, já tinha 4 filhos do casal, sendo eu um já com 18 anos, morava com um tio, duas filhas, uma com 1 ano, outra com 3 e um filho também criança. Conseguiu uma casa para deixar as três crianças e saiu juntamente com sua esposa, percorreu todas as capitais do nordeste e cidades por onde passava, em cada passava de 2 a 3 dias, a missão duro 2 meses.

Milagre, na viagem, esqueceram de levar os documentos, RG, documento exibido na compra de passagens, em todas as cidades conseguiram comprar passagens sem a necessidade de apresentação de documentos.

Após missão do Nordeste, Nane foi com esposa e filhos morar em Mairi, em uma casa de herança da sogra. Daí, Nane iniciou sua missão, desta vez só e a esposa fiou em Mairi com 3 filhos, a primeira viagem de Nane durou 8 meses.

Até a missão pelo nordeste Nane usava óculo, ele pediu a Deus para curar suas vista e até hoje não usa óculo, segundo ele, consegue Lê a Bíblia normalmente com boa visão.

Ao retornar da missão pelo Nordeste, passou a morara com espoa e filhos em Mairi, tendo como foco em sua pregação a volta de Jesus em 2000. Nane se baseava na fracassada profecia de Nostradamus.

Sem Nane pressente, a esposa passou a sobreviver com meio salário mínimo, salário de uma parente que passou a morar com ela, com este salário, sustentava 5 pessoas, sendo ela, esposa e parceira de moradia.

Ingressou em um emprego na prefeitura, atuando como técnica de enfermagem, ficando neste emprego por um período de 30 anos, sendo aposentada pelo mesmo.

Após o Mundo não ter acabado em 2000, Nane entendeu que para Cristo vim o evangelho deveria ser pregado para todos, daí deixou esposa e filhos em Mairi e saiu evangelizando por todos o Brasil, em Mairi a esposa passou a sobreviver com a venda de cosméticos AVON e logo em seguida ingresso no emprego público atuando como enfermeira.

Nestas missões, Nane conta que já apanhou muito e sendo preso por diversas vezes, e presencial o livramento de Deus em todo a sua caminhada.

Preso

Em Cotegipe – BA, após bater a Bíblia na cabeça de um soldado da Polícia Militar, foi preso, na cadeia. Em Nazaré das Farinhas, sem dinheiro, pegou um ônibus, ao descer, disse ao cobrador que só tinha a Palavra de Deus e bateu a Bíblia na cabeça do mesmo, sendo preso sem seguida.

Livramento dos cães

Em Pujuca – BA, entrou e uma fazendo que tinha três cachorros bravos, ao se aproximar, pediu a Deus que amarrasse, assim foi feito, permitindo que pregasse o evangelho a todos naquela propriedade.

Em Santa Maria da Vitoria, embarcou em um navio com destino a Macapá, no meio do mar os motores da embarcação parrou, após oração, tudo foi normalizado, mostrando todos ali o poder de Deus.

Em Itamarati – BA, ao entrar na cidade os moradores por medo se esconderam e a polícia conduziu a um matagal, após louvar a Deus com o hino da Harpa “Oh! Quão Cego Andei”, tendo naquele momento o livramento de Deus.

Confundido por Vampiro

Em Camamu – BA, foi confundido com vampiro, sendo conduzido ao fórum da cidade, ao chegar, relatou sua missão e ajuíza liberou “a Doutora perguntou, é o senhor que é o vampiro? Respondi, quais sinais tem o vampiro? Mostre uma dentadura nova e ela me liberou”.

www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA

Loading

Ediomário Catureba - DRT 8484-BA

Responsáveis pelos sites www.baixagrande.net e www.catureba.com.br administrar o canal no youtube https://www.youtube.com/@caturebatv
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial