Lançamento: Projeto Criança Sorridente em Capela do Alto Alegre
Idealizado pelo Prefeito Dr. Nei e coordenado pela dentista do município, Dra. Bethânia Santos, também Coordenadora das equipes de Saúde Bucal, foi iniciado hoje, 11.07, o Projeto Criança Sorridente, que visa monitorar e tratar os índices de cárie das crianças da rede pública de ensino municipal de Capela do Alto Alegre.
O lançamento aconteceu na Escola Municipal Dr. Jairo Carneiro, onde estudam mais de quinhentas crianças, que hoje foram atendidas pelos seis odontólogos e seis auxiliares, que compõem as seis equipes de saúde bucal do município.
O projeto que atende alunos com até 12 anos, proporcionou escovação supervisionada, entrega de escovas de dentes e aplicação de flúor. Houve também avaliações bucal feita pelos dentistas, para o diagnóstico de possíveis problemas.
Um relatório com as avaliações serão encaminhadas às USFs, cada estudante receberá um termo de encaminhamento sobre as suas necessidades, que, acompanhados dos pais ou responsáveis, darão continuidade aos tratamentos que forem necessários.
Além disso, um Diário de Alimentação foi entregue, para que os responsáveis estimulem em seus filhos uma dieta não cariogênica, forma de incentivar uma alimentação mais saudável.
Aproximadamente 500 alunos do Jairo Carneiro foram beneficiados hoje, o projeto seguirá atendendo nos próximos meses outras escolas, da sede e dos povoados.
“Agradeço a Secretaria de Educação pela parceria, é uma satisfação e alegria estar neste momento realizando essa ação no município. Sei da realidade e dificuldade de conseguir que uma criança vá até o dentista, muitas crianças têm medo. Hoje, os dentistas saíram das unidades e vieram para a escola, numa ação mais lúdica, própria para a faixa-etária, com o objetivo de fazer o levantamento e a partir daí buscar a estratégia para cuidar de cada uma delas”. Disse o Secretário de Saúde Erivan Santos, que na oportunidade representou o Prefeito Dr. Nei.
Além da Escola Municipal Dr. Jairo Carneiro, o projeto será realizado também na Escola Municipal Joana Rios, na Escola Municipal Paulo Freire, no Centro Educacional Manoel Geraldo Carneiro e na Escola Municipal Cassimiro Rodrigues dos Santos.
Este foi um passo inicial para o levantamento da condição de saúde bucal do município, a gestão tem o intuito de reduzir a condição de cárie. O projeto pretende seguir calendário anual, avaliando e verificando a eficácia da ação. Coletando os dados sobre a redução dos índices de cárie em crianças capelenses.
PMCAA | Governo do Trabalho