Documentários dos Ex-prefeitos de Baixa Grande, vida a gestões de Durval da Silva Miranda
Seguimos com nossa série dos ex-prefeitos de Baixa Grande, eles que administraram o município de 1946 a 1972. Esta e a terceira de 5, e nela vamos abordar sobre vida as gestões de Durval da Silva Miranda, ou simplesmente Seu Miranda, como era conhecido.
Seu Miranda foi eleito em dois mandatos como prefeito de Baixa Grande, sendo o primeiro por um período de 4 anos, de 1950 a 1954 e o segundo, sendo candidato único, eleito para administrar Baixa Grande por 2 anos (1971 e 1972).
Na condição humana, Seu Miranda não era perfeito e nem consegui agradar a todos, em seus dois mandatos, conseguiu ir além das condições da época, sendo pacifico com todos, sem entrar na vaidade de grupos, tratava a todos igualmente.
Assista o Documetário
Em todas suas ações, tanto em obras como em cultura, Seu Miranda, além de se preocupar com bem estar de suas população na época, buscava ações de valorização de Baixa Grande no futuro, embelezou a cidade, realizando enormes ações, principalmente planeando as duas praças da época e a avenida principal.
Na educação, construiu diversas escolas, e levar os estudantes e terem um amor e patriotismo por sua terra.
Em termo de tecnologia, ia bem além de sua época, implantando na cidade até mesmo um cinema, o Cine Aliança e deixou Baixa Grande e suas ações registrados em centenas de fotos que hoje são encontradas em sites e redes sociais.
Para este documentário, convidamos o seu filho mais novo, Valter Miranda, o mesmo descreveu sobre o Durval, Pai.
O primeiro mandato de Durval foi ainda na década de 50, administrando o município de 1950 a 1954, nos 4 anos, realizou diversas obras e mudou o jeito de pesar de suas população.
Na área Política, Baixa Grande teve a década de 60 como a pior época de todos os tempos, com assassinatos, brigas, desentendimento e muito sangue com perda em todos os grupos e família.
Chegada a eleição de 1970, determinada pelo Governo Federal para um mandato de 2 anos, ninguém queria se candidatar, foi quando Durval foi convidado, sendo pacífico com todos os grupos político da época, foi candidato único e administrou Baixa Grande em 1971 e 1972, sendo sucedido por Milton Pamponet Ribeiro.
Falecido em 2006, a câmara de Vereadores se preocupou em lhe homenagear, dando seu nome em uma das ruas da cidade, em 5 de setembro daquele mesmo foi sancionada a Lei Municipal 020/2006, alterado o nome da antiga Avenida Castelo Branco para Rua Durval da Silva Miranda, sem identificação, a rua continua sendo chamada pelo nome anterior e muitos dos moradores desconhece o novo nome.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA
Algumas fotos do arcevo de Durval da Silva Miranda
Sede da Prefeitura quando Durval foi Prefeito em seu 1º mandato
Cine Aliança | Cinema adquirido por Durval da Silva Miranda
Desfile do 7 de Setembro
Durval sendo destaque em reportagem do Jornal a Tarde
Praça sendo construída na Gestão de Durval
Avenida 2 de julho após nivelada (A lado esquerdo) Colégio Nuclear
Praça antes de ser nivelada (Observe as laterais da Igreja, foi descavada)