Lançado a 2ª série dos Documentários dos Ex-prefeitos de Baixa Grande, vida a gestões de Milton Pamponet Ribeiro

Lançado a 2ª série dos Documentários dos Ex-prefeitos de Baixa Grande, vida a gestões de Milton Pamponet Ribeiro

Milton Pamponet Ribeiro, foi prefeito de Baixa Grande por três mandatos, sendo o primeiro de 1958 a 1962, o segundo mandato foi de 1966 a 1970 e o seu 3º e último mandato de 1972 a 1976.

Para falar sobre Milton Pampnet, além dos entrevistados na série 01 de Bianor Pampnet, foram entrevistados mais duas personalidades, são elas, a professora Aldari Sousa Araújo e a professora Ilca Pamponet Ribeiro, sendo esta, a segunda filha de Milton Pamponet, confira.

Filho de Antônio Alves Ribeiro e Almira Pamponet Ribeiro, Milton nasceu em Baixa Grande, no dia 14 de Janeiro de 1926, nasceu na casa seus pais, localizado na Praça JJ Seabra, atual Praça Manoel Ribeiro Soares.

Ainda em sua infância, morou em dois municípios vizinhos, sendo Macajuba e Ipirá, na adolescência retornou a Baixa Grande, e iniciou seus estudados no Grupo Escolar Plínio Tude de Souza.

Na sua juventude, apenas eram alfabetizado e juntamente com seu primo, José Ribeiro Pamponet construíram uma residência na cidade de Feira de Santana, lá ingressou no Colégio Santanópoles, cursando a 1ª e 2ª série, foi forçado a abandonar seus estudados em 1943, após morte de seu pai, tendo que retornar a Baixa Grande para cuidar dos comércios da família

Aos 21 anos de idade, casou com a senhora Ilolanda Pamponet Ribeiro, a mesma atualmente tem 92 anos e reside com uma de suas filhas em Feira de Santana. Iolanda é sobrinha do ex-prefeito Bianco Pamponet, sendo filha de uma de suas irmãs, chamada de Nair Pamponet Suzart

Em 1958, findando o seu 3º mandato como prefeito de Baixa Grande, Bianor indicou o nome de Milton para lhe suceder, e assim foi eleito, sendo empossado naquele mesmo ano.

Em seu primeiro mamdado, Milton construiu diversos empreendimentos em Baixa Grande, alguns deles bem conhecido entre nós, a exemplo do:

Mercado Municipal, onde até hoje comercializa carnes,

Calçou a praça ao redor do mercado Municipal, conhecida pela Praça Joel Presidio;

Abriu estradas da sede do município até os principais povoado daquela época, sendo estes Italegre, Mandacaru e Viração.

Quando foi prefeito, Milton morava com espoas e suas três filhas em uma residência na esquina da Rua Dom Pedro de Alcântara com a antiga Avenida Dois de Julho, hoje, Avenida Doutor Heraldo Aves Miranda.

Já nos últimos anos de seu primeiro mandato, Milton se desentendeu com Bianor, formando na época dois grandes grupos políticos, um liderado por Bianor e outra por Milton, ambos Pamponet.

 Na eleição de 1966, Bianor indicou para prefeito, seu irmãos Balbinos Pamponet e Milton indicou o nome de seu primo, Raimundo Miranda Boaventura, a maioria da população, decidiu na urnas o nome indicado por Milton, Eleito, Raimundo administrou Baixa Grande de 1962 a 1966, sem direito a reeleição, indicou o nome de Milton para mais um mandato, e população lhe concedeu a cadeira de prefeito para o 2º mandato.

O segundo mandado foi marcado por diversas ações na educação, e na independência da gestão municipal, na educação, construí algumas escolas na Zona Rural e trouxe para o município a implantação do Ginásio pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), Construiu a atual sede da Prefeitura Municipal de Baixa Grande e o Posto Médico, hoje denominado de Centro de Saúde Juraci Pereira de Jesus.

Finando seu segundo mandato, Milton indicou o nome de Durval da Silva Miranda, o mesmo foi eleito e administrou Baixa Grande por dois anos, 1970 a 1972, sendo derrubado pelo regime do governo Emilio Médici.

Determinado novas eleições no Brasil, Milton concorreu mais uma vez a cadeira de prefeito, e o povo lhe elegeu para o 3º mandato, isto em 1972 até 1976.

Seu 3º mandato, foi marcado por diversas ações, tendo como foco a Saúde, a Educação e a Economia.

Na saúde, construiu o Hospital Municipal de Baixa Grande, este em 26 de março de 1999 por meio da Lei Municipal 01/1999 foi dado o nome de Hospital Maternidade Milton Pamponet Ribeiro.

Na educação, adquiriu uma área de terra e construiu as primeiras 4 salas de aulas do atual Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet.

Na economia e bem estar da população, trouxe a energia elétrica, trazida da cidade de Paulo Afonso, ele trouxe uma Agencia do Banco Real, sendo o 1º Banco em Baixa Grande.

As obras e ações de Milton Pamponet são lembradas em todos os tempos e em todos os grupos políticos, frisando que foi um dos prefeitos que dedicou sua vida à serviço de Baixa Grande.

Milton Ribeiro Pamponet em fotos
Foto 02 – Residência onde Milton morava com sua esposa Iolanda e suas filhas Ieda Pamponet Ribeiro, Ilca Pamponet Ribeiro Mascarenhas e Luciana Pamponet Ribeiro.
Foto 03 – Escola onde Milton foi alfabetizado – Escola Municipal Plinio Tude de Sousa, antigo Grupo Escola Pliniu Tude.
Foto 04 – Aniversário de 92 anos de Ilolanda Pamponet Ribeiro, ao lado de suas três filhas, Ieda Pamponet Ribeiro, Ilca Pamponet Ribeiro Mascarenhas e Luciana Pamponet Ribeiro.
Foto 05 – Visita do então governador Roberto santos (1975 a 1979).

Legenda: da esquerda para à direita: Rberto Santos (Governador), Milton Pamponet (Pefeito), Cesar Cotias, Raimundo Miranda, Valter Miranda e Adalberto Miranda.

Foto 06 – Visita do Governador Antônio Carlos Magalhães, quando autorizou o asfaltamento da estrada do Feijão (BA-052).

Legenda:  Hubirami Kunh Pereira (Mimi), Milton Ribeiro Pamponet (Prefeito), Antônio Carlos Magalhães (Governador), Evandro Miranda, Artur Miranda e Bevenuto.

Fotos de algumas obras construídas por Milton Ribeiro Pamponet
Foto 07 – Mercado Municipal de Baixa Grande, construído na 1ª gestão de Milton Ribeiro Pamponet (1958 a 1962).
Foto 08 – Sede da Prefeitura Municipal de Baixa Grande, construída na 2ª gestão de Milton Ribeiro Pamponet (1966 a 1970).
Foto 09 – Posto Médico, construída na 2ª gestão de Milton Ribeiro Pamponet (1966 a 1970).
Foto 10 – Hospital Maternidade de Baixa Grande, atual Hospital e Maternidade Milton Ribeiro Pamponet, construída na 3ª gestão de Milton Ribeiro Pamponet (1972 a 1977).
Foto 11 – Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet, construída na 3ª gestão de Milton Ribeiro Pamponet (1972 a 1976).

<< Visualizar a Biografia de Milton Ribeiro Pamponet >>

Loading

Ediomário Catureba - DRT 8484-BA

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial