Católicos celebram Corpus Christi com tapetes e missa em Baixa Grande
Corpus Christi que vem do latim Corpo de Cristo
Mantendo a tradição, às 5h da manhã, desta quinta-feira, 8 de junho de 2023, dezenas de católicos acordaram a fim de confecção o tapete de Corpus Christi, o tapete deu início na porta da igreja matriz, passando pelo calçadão e tomou uma das ruas ao lado da Praça Manoel Ribeiro Soares, o símbolo religioso é confeccionado por pó de serragem, flores, sal grosso, pó de café, tampinhas, hidracor e folhagens, traz menção a diversos setores dentro da Igreja Católica.
Em Baixa Grande, a tradição de construir o tapete passa de geração em geração, com apenas 5 anos, Ana Beatriz, conta que ajudou sua mãe, indo ao mato buscar flores e folhas.
Reportagem em Vídeo
Seu Joseli Pereira, conhecido por Joseli da Laranja, a mais de meio século ajuda na confecção do tapete, conta que antigamente eram poucas pessoas que participava desta devoção e hoje ver vários jovens nesta tarefa “é uma coisa muito importante na vida da igreja”.
Erick Pires chegou às 5:30hs, deu sua contribuição fazendo os desenhos no chão para a construção dos símbolos no tapete, “o dia de Corpus Christi é uma data especial para nós Cristão”.
Antes mesmo da passagem da procissão, choveu, porém, chuva de inverno e não danificou a beleza confeccionada pelos Fiéis. Fred Figueredo, Pároco da Paroquia de Baixa Grande, conta que a celebração de Corpus Christi foi criada ainda no século XIII, uma data em que a igreja católica celebra a Eucaristia.
Às 9:30hs, foi celebrada a Santa Missa da Eucaristia, refletindo sobre a passagem de Cristo pela terra. Após a Missa saíram em procissão da Igreja Matriz, localizada na Praça Manoel Ribeiro Soares, percorreram a Avenida Doutro Heraldo Alves Miranda e retornaram pela Rua Flandú Alves Campos.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA