‘Projeto’ da ponte Salvador-Itaparica completa 14 anos hoje. Já elegeu e reelegeu Wagner e Rui Costa, ajudou Jerônimo mas não sai do papel
O projeto da ponte Salvador-Itaparica está completando nesta sexta-feira 14 anos. Isto mesmo: em 24 de março de 2009, o então governador da Bahia, Jaques Wagner, hoje senador, anunciou com estardalhaço em uma solenidade no antigo Centro de Convenções, aquele que seria o maior empreendimento da história da Bahia, em termos de obras de infraestrutura.
Erguendo com vibração um velho poster de uma imagem produzida pela Construtora Odebrecht, que o JORNAL DA MÍDIA mostrou que tinha sido arrancada (a foto) dos arquivos da extinta Companhia de Navegação Bahiana, (é com H mesmo) Wagner, já de olho na reeleição, foi muito aplaudido pelo público quando afirmou que a ponte seria inaugurada no final de 20113, já em seu segundo mandato, portanto.
A verdade é que o faraônico projeto lançado por Wagner nunca saiu do papel. Uma estaca de concreto sequer da obra foi batida em algum lugar da Baía de Todos-os-Santos. O projeto, enfim, não trouxe benefício nenhum para a população da Bahia, mas trouxe muitos para Jaques Wagner, Rui Costa e, agora, Jerônimo Rodrigues, turbinando as campanhas eleitorais majoritárias do PT.
Ninguém esquece que os três usaram muito o “projeto da ponte” em suas campanhas. Wagner e Rui Costa foram eleitos e reeleitos governador da Bahia. Só aí são 16 anos e agora Jerônimo já entrou no embalo e diz que na viagem que fará à China vai ficar tudo resolvido.
Prazo agora é 2026
Projetada inicialmente para consumir R$ 2,5 bilhões, hoje o projeto da ponte Salvador-Itaparica está orçado em R$ 7,5 bilhões. Antes mesmo de sair do papel, os chineses já pediram para o governo da Bahia reajustar o pedágio.
Fala-se agora que a ponte estará construída até o final de 2016. Desde 2009, este JORNAL DA MÍDIA já publicou dezenas de matérias sobre o tema Ponte Salvador-Itaparica. Em 28/11/2013, o JM destacou: “Prometida por Wagner para 2013, ponte Salvador-Itaparica não saiu do papel – Clique aqui e leia”. No texto, ilustrado com uma imagem do jornal “Bahia de Negócios”, do jornalista Geraldo Vilalva, o JM sustentou:
“Se a promessa de campanha do governador Jaques Wagner (PT), em 2009, tivesse sido cumprida, a ponte Salvador-Ilha de Itaparica, com 14 quilômetros de extensão, seria inaugurada pelo governo da Bahia até o final de dezembro de 2013. Isto mesmo: no Verão 2013-2014 os baianos estariam, enfim, livres dos transtornos do sistema ferryboat e poderiam morar na ilha, desfrutar de suas belas praias. Poderiam viajarem com tranquilidade para cidades do Sul e Oeste da Bahia”.
Fonte: www.jornaldamidia.com.br