Grupos de sambadores de Lagoa do Mamão e Viração catam Reis em Baixa Grande
Se cantar Reis não é pecado? Em Baixa Grande a festa do dia 6 de janeiro foi iniciada no altar na igreja Matriz, o grupo de Reseiros de Santo Antônio, formado por samadores do Povoado de Lagoa do Mamão, cantaram o reis em frente ao altar da Igreja.
Em seguida o grupo de sambadores, liderado por Sinval da Viração, cantou o Reis em frente ao presépio montado ao lado da igreja, em ambos os locais, a cantoria foi feita frente a três crianças, simbolizando os três Reis que visitaram Jesus após seu nascimento.
Reportagem em Vídeo
Após a cantoria de Reis, os sambadores, dirigiram até o coreto, localizado no centro da Praça Manoel Ribeiro Soares, local onde deu início ao município de Baixa Grande, e lá o samba não tem hora pra parar.
O dia 6 de janeiro, dia de Reis, por tradição é o último dia para iluminação de natal montada ainda no início de dezembro, a Igreja matriz montou dois presépios onde centenas de pessoas visitam, tiram fotos e contemplam todo simbologia em cada presépio.
A data também é propício para relembrar a tradição centenária, quando sambadores dos quatros cantos do município sambavam por vários dias seguidos e de casa em casa.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA