Lula oscila 2 pontos para baixo em nova pesquisa Genial/Quaest
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou 2 pontos percentuais para baixo e agora soma 47% das intenções de voto para o segundo turno da eleição presidencial contra 42% do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que variou 1 ponto para cima, mostrou nesta quarta-feira nova pesquisa Genial/Quaest.
Os indecisos somam 5%, ante 4% na sondagem anterior, enquanto os que disseram que votarão em branco ou nulo ou que não irão votar seguem em 6%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Em votos válidos, que não contam os brancos e nulos e os indecisos da pesquisa, Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro, de acordo com a pesquisa — na semana passada, esse placar era de 54% a 46%.
Quando esses dados são ponderados em relação ao grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação (modelo chamado de “likely voter”), Lula aparece com 52,8% dos votos válidos contra 47,2% de Bolsonaro, segundo a Quaest. Na semana passada, por esse modelo, o placar estava em 53,4% a 46,6%.
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, explicou na semana passada no Twitter que esse tipo de modelo já é utilizado por institutos norte-americanos há bastante tempo. Ele argumentou que muitas pessoas afirmam que irão votar, mas acabam não votando.
Fonte: https://istoe.com.br